Qual A Diferença Entre Ser Cristão E Ser Católico?

· 4 min read
Qual A Diferença Entre Ser Cristão E Ser Católico?

A palavra universum (universitas, etc.) é uma dessas palavras fundamentais, sem as quais nossa visão de mundo ficaria mutilada. Ela traduz a antiga e riquíssima intuição heraclitiana hen panta, o um no todo, o um que convoca o todo... #1332 (chama-se) Santa Missa porque a liturgia na qual se realiza o mistério da salvação se conclui pelo envio dos fiéis a fim de que eles cumpram a vontade de Deus em sua vida quotidiana. #1212 Pelos sacramentos da iniciação cristã...são colocados os fundamentos de toda vida cristã. Para bem compreender a doutrina da participação é necessário que nos voltemos para Santo Tomás de Aquino, pois esse é um dos tantos pontos em que o CC se apóia no pensamento de Tomás, o pensador que formulou essa doutrina teológico-filosófica . Infelizmente, essa revolução profunda de compreensão do Evangelho, continua bastante à margem da consciência do cidadão comum, do ordinary people, do seo João e da D.



Tudo pode haver mudado e continuar mudando; mas, nessa evolução que se opera debaixo de nossos próprios olhos, alguma cousa há que resta inalterável e se impões, como razão immanente do vertiginoso progresso verificado. Neste tópico, importante expressar alguns acontecimentos e embates políticos ocorridos com o final da guerra, para só então ser desenvolvido um ambiente favorável à Igreja no mundo. Em tempos, o “protestantismo norte-americano” também se desenvolvia “[...] explorando a ignorância de certas camadas baixas do povo, alguns prosélitos sem convicção, , quase sempre, continuando a frequentar o culto catholico”44. Assim, de acordo com Monel , os mecanismos e estratégias utilizados não eram mais eficientes e o fantasma da Revolução Francesa era alimentado pelo laicismo, o racionalismo, o voltairianismo, o anticlericalismo e a maçonaria, característico dos movimentos de pensadores e idealizadores da época. Por tudo isto, um dos pressupostos que disseminou a liberdade de consciência e o direito de cada um escolher a sua crença, como premissa das ações estatais diferenciando o público do privado, condicionava os deveres do cidadão ao corpo social, na sua liberdade de ser crente segundo sua própria consciência. Pós-Graduando em História e  https://www.mundodoscatolicos.com.br/liturgia-diaria/ -Brasileira, graduado em História pelo Centro Universitário Adventista de São Paulo .

Principais Crenças Do Cristianismo


E que se justificou pelo desejo efetivo do episcopado em exercer um papel de liderança entre o povo brasileiro. Para isso, o novo governo assumia posturas públicas que evidenciavam a crença de que o Estado detinha a  capacidade de gerar os instrumentos legais colocando o Brasil no caminho do progresso, tendo como base a ciência e o racionalismo. Com o fim das relações oficiais entre a Igreja Católica e o Estado e a derrubada da monarquia, parecia ter sido removido os últimos obstáculos que impediam o progresso nacional (MANUEL, 1997, p. 71)37. Seria uma consolidação da política ultramontana, abandonando “a atitude isolacionista assumida por Pio IX” diante do mundo moderno, e iniciando uma “[...] constante vigilância sobre todas as esferas da sociedade (MANOEL, 1992, p. 24)”31.



Através da Eucaristia, nutre os Seus com a Sua própria Carne, Sangue, Alma e Divindade. As suas características distintivas são a aceitação da autoridade e primado do Papa, o Bispo de Roma. No entanto, outras igrejas também afirmam ser "católicas", como a ortodoxa bizantina, e as igrejas ortodoxas orientais, a Igreja Assíria do Oriente, a Velha Igreja Católica, e as igrejas da Comunhão Anglicana. O termo anglo catolicismo descreve pessoas, grupos, ideias, costumes e práticas dentro do anglicanismo que enfatizam a continuidade com a tradição católica. Ora, essa "abertura para a totalidade", essa busca da conexão global do todo do real com este "um" é também a caracterização do próprio espírito humano. Esse anseio profundíssimo do homem traduz-se institucionalmente, objetiva-se na universidade.


Cristianismo No Brasil


E assim como misteriosamente no pecado de Adão - Paulo desenvolve isto no Cap. 15 da I Cor - houve para todos um decaimento; em Cristo, novo Adão, há um re-erguimento (Ele, pontífice - construtor de pontes - advogado, primogênito, primícias, "nossa paz - shalom , "nosso integrador", etc.). Esse "alcance e significado da vocação cristã", a estatura humana e cristã à qual todo batizado está chamado, é mesmo o fato novo e o princípio que informa  toda a proposta da Igreja.

  • Ao lado, porém, dos grandes benefícios advindos em termos de fortalecimento da fé e da moral católica, implantou-se na igreja o espírito apologético, do qual a congregação do Santo Ofício, com a censura de obras consideradas nocivas à religião, foi a expressão mais significativa.
  • Alheio a tudo isso, a igreja já produzira um significativo aumento da influência política junto ao Estado, estabelecendo um ambiente de negociação entre os poderes político e religioso.
  • Uma intensificação justificada de cuidados religiosos intensivos e extensivos pela Santa Sé, tamanha a importância do trabalho da Igreja no Brasil, em vista das regiões com muitos imigrantes e poucos sacerdotes, prejudicadas pelas longas distâncias.
  • Essa maneira secreta de dizer “Sou cristão” foi muito proveitosa nas circunstâncias em que a declaração pública disso poderia desencadear represálias.