O Catolicismo Através Da História

· 3 min read
O Catolicismo Através Da História

Padre Rodrigo sublinhou que a apostolicidade da Igreja não é compreendida apenas como uma herança de sedes episcopais assumidas pelos sucessores dos apóstolos ao longo dos séculos. “Ela se dá no fundamento da fé dos apóstolos, em uma vida fundamentada nessa mesma fé”, afirmou, explicando que, portanto, participam da dimensão apostólica da Igreja todos aqueles que recebem o Batismo e professam essa fé. A grande presença do catolicismo durante o período medieval começou a sofrer um expressivo abalo quando os movimentos heréticos da Baixa Idade Média e, séculos depois, o Movimento Protestante, questionaram o monopólio religioso e intelectual de seus clérigos.


  • Declarou uma guerra de extermínio a essas aldeias, devolvendo os fugitivos aos seus donos e vendendo os índios como escravos para outras capitanias.
  • "A primavera era bastante comemorada, como o reingresso da vida mais dinâmica, o rebrotar da natureza e das atividades depois do período do inverno, sempre de muita dificuldade, luta pela sobrevivência e recolhimento", comenta ele.
  • Desta feita, cabia à Igreja ser mediadora de conflitos objetivando estabelecer a paz entre as partes, como forma de atingir o seu objetivo final.
  • Contempla, ainda, o direito romano e as figuras de João de Salisbúria, Joaquim de Fiore, Frederico II, Sigério de Brabante, São Francisco de Assis e, com especial destaque, Santo Tomás de Aquino.



Estruturado em três seções, o livro expõe a  finalidade e as bases teóricas desse estudo; apresenta as raízes da cultura cristã na Idade Antiga; e aborda o nascimento, o percurso e a decadência do cristianismo na Idade Média. No interior do protestantismo, surgiu no século 20 o movimento evangélico, que se destaca por enfatizar a importância da conversão individual e da piedade pessoal – incentivando seus adeptos particularmente aos hábitos da leitura da Bíblia, da oração e do evangelismo. Congregando a Igreja da Inglaterra e outras denominações afiliadas, essa vertente cristã preserva muito da liturgia católico-romana, porém adota a perspectiva teológica protestante. Face aos ramos derivados da Reforma, promove, também neste caso, um meio-termo – nomeadamente, entre luteranismo e calvinismo. Steinhardt, que se converteu e foi batizado na prisão, fala muito sobre as doutrinas e a espiritualidade do cristianismo oriental. Lê-lo é uma maneira prazerosa, além é claro de instrutiva, de imergir nessa tradição religiosa.

Catolicismo Ortodoxo


Cerca de um ano depois, em 17 de maio de 1809, Napoleão declarou a união de Roma e dos Estados Pontifícios à França. Na noite entre 5 e 6 de julho de 1809, o Papa foi preso, dando início a um longo período de exílio e prisão em Grenoble, em Savona e em Fontainebleau. Após a volta, foram adotadas oficialmente as cores branco e amarelo como sinal de fidelidade ao Papa. Napoleão depois de saber da oposição de Pio VII, escreveu uma carta em 27 de março ao vice-rei da Itália, Eugênio de Beauharnais, seu enteado, ordenando a adoção do emblema tricolor, italiano ou francês, prevendo a pena de morte aos infratores.

  • Diríamos que, atualmente, PL4 estaria professando um peelismo sincrético, cujo núcleo simbólico parecer ser o ensinamento e a pessoa do Patriarca, "fundador para cada época", rodeado por reminiscências católicas e outras.
  • A Igreja é anterior ao reconhecimento de Constantino e de qualquer outro imperador.
  • Cristo não podia deixar sua Igreja sem a assistência necessária para que o patrimônio do Evangelho não fosse dilapidado pelos homens.


O termo catolicismo foi usado por alguns autores (Aristóteles, Zenão, Políbio), antes da era cristã, com o sentido de universalidade. Aplicado à igreja, aparece pela primeira vez por volta do ano 105 da era cristã na carta de Inácio, bispo de Antioquia.  mundo católico  a pesquisa da Datafolha, 2%  dos brasileiros são adeptos de religiões afro-brasileiras. As duas religiões afro-brasileiras com o maior número de adeptos no  Brasil são a Umbanda e o Candomblé.

Música Sacra: Stabat Mater – Sequência Católica Do Século Xiii


10) Todo o vestígio de liberdade religiosa é desfeito, coberto e enterrado por muitos séculos.  Depois que os apóstolos morreram as igrejas continuaram sendo atacadas doutrinariamente. João, o último dos apóstolos a morrer, foi escolhido por Cristo para escrever às sete igrejas da Ásia. Capítulos dois e três de Apocalipse mostram claramente os problemas que cada uma das sete igrejas tinham. Devido a perseguição os discípulos fugiram de Jerusalém e por onde passavam o Evangelho era anunciado.